Você sabe o que é markup? Descubra porque esse indicador é tão importante para os seus negócios
Você descobrirá o que é o markup e como calculá-lo de forma correta para que suas finanças estejam sempre seguras
Uma das coisas mais importantes para os negócios é a economia. Muitos setores, especialmente os que atuam na área de vendas, precisam estar atentos à precificação dos produtos e realizar a projeção de vendas para o lucro do empreendimento seja suficiente para manter as atividades e realizar o pagamento dos impostos.
Para isso, o markup é uma ferramenta importante para a empresa manter o lucro esperado de forma correta e planejada. Por isso, é importante saber calcular e os valores dos produtos corretamente, pois isso pode fazer uma grande diferença no seu negócio.
Se calculado de forma equivocada, os negócios podem passar por dificuldades, de forma que, se o valor for muito alto, há o risco de perder vendas em potencial e, se for baixo, poderá os lucros podem não ser suficientes para o funcionamento correto.
Sendo assim, para que você tenha um melhor resultado nas finanças de sua empresa e saiba como calcular o preço de venda de forma correta, bem como a importância do markup para os seu empreendimento, este artigo traz informações valiosas que vão te ajudar.
Vamos conferir?
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O que é markup?
Markup nada mais é do que a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto ou mercadoria. Ou seja, é a diferença de valor entre o custo do produto no ato da compra e o valor pelo qual ele será vendido no seu estabelecimento.
Dessa forma, o markup pode demonstrar qual o lucro total ou lucro bruto obtido em uma venda, correspondendo a uma porcentagem sobre o preço de custo.
É importante lembrar que o cálculo desse indicador deve ser realizado de maneira estratégica, visando atrair os clientes. Para isso, uma ótima estratégia é oferecer promoções e descontos, para atrair mais pessoas ao seu empreendimento.
Quando há a constatação de que o markup está positivo, isso quer dizer que o seu negócio está lucrando com a venda de um produto ou serviço.
Qual a finalidade do markup?
Como mencionado anteriormente, o markup é um importante indicador para demonstrar o quanto a empresa está lucrando, bem como auxilia em estratégias de precificação. Além disso, ele está relacionado ao fluxo de caixa e auxilia no controle das finanças da empresa.
O cálculo feito de maneira correta e precisa, permite que a empresa garanta seus lucros e ainda cubra custos fixos, do contrário, pode perder dinheiro sem nem mesmo perceber e ainda mergulhar em dívidas.
Por isso, é essencial compreender o markup para que fixar os preços de seus produtos e serviços de forma competitiva e, ao mesmo tempo lucrativa. Com ele é possível determinar qual deverá ser o preço final do produto ou serviço e ainda verificar a rentabilidade do negócio.
Quais as vantagens do markup?
Ao ter um indicador que auxilia no controle das finanças de sua empresa, não é novidade que haja várias vantagens, não é mesmo?
Listamos a seguir as principais vantagens de se fazer utilização do markup em sua empresa:
- Melhora a rentabilidade: Ao compreender quais os custos e despesas de sua empresa, fica muito mais fácil definir uma margem de lucro que não interfira nas suas economias. Dessa forma, o markup funciona como uma guia que pode auxiliar até mesmo na eliminação de despesas e melhoria de resultados.
- Diminui falhas: este índice serve como um indicador de segurança para os empreendedores, pois ele ajuda a diminuir possíveis falhas no planejamento financeiro da empresa, fazendo com que a manutenção ocorra de forma correta.
- Ajuda na definição de uma margem de lucro: Uma das coisas que toda empresa necessita é definir uma margem de lucro. Porém, ao fazer isso sem que despesas de caráter variável sejam incluídas, pode prejudicar as suas economias. Por isso, o markup pode ajudar a chegar a uma porcentagem segura e manter uma margem de lucro desejada.
Como calcular o markup?
Para fazer o cálculo do markup, é preciso conhecer os componentes envolvidos nos cálculos. São eles:
- Despesas fixas (DF);
- Despesas variáveis (DV)
- Margem de lucro esperada (LP)
Após descobrir quais os valores de cada um desses indicadores, é possível calcular o markup de um produto. Para isso, basta utilizar a seguinte fórmula:
Vale lembrar que o 100 representa o preço unitário da venda em porcentagem.
Após chegar ao resultado, o valor do índice deverá ser multiplicado pelo custo de produção, para que se obtenha o preço final do produto.
Por exemplo: se a sua empresa apresenta um indicador markup de 2,65% e um produto adquirido custe R$ 100,00, basta multiplicar o valor do indicador pelo preço do produto:
Dessa forma, o valor do produto adquirido por R$ 100,00 precisará ter um preço final de R$ 265,00 para que seu empreendimento obtenha um lucro de forma correta e continue funcionando regularmente.
Vale ressaltar que o auxílio de um profissional contábil é recomendado nesse processo, pois ele te indicará quais as melhores decisões a serem tomadas, além de cuidar de toda a sua demanda fiscal e financeira,
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